Embarcamos na Rodovia conhecida como a mais precária do Brasil, a Rodovia BR-319 no estado do Amazonas. Foram dias de muita tensão em um ambiente totalmente desconhecido no meio da Floresta Amazônica Brasileira. Confira!
BR 319 A RODOVIA CONHECIDA COMO A MAIS PRECÁRIA DO BRASIL
Conhecida como a rodovia mais precária do Brasil, a rodovia BR 319 também atraí diversos aventureiros, como nós, empenhados a enfrentar suas precariedades por seus 885km.
Sendo que desses, 457 km são de estrada de terra batida e dentro desse trecho existe o famigerado e temido por muitos, Trecho do Meio.
Esse trecho também é subdividido como o pior de todos chamado de “Trecho do Meião” onde se encontra em tempos de inverno amazônico os piores atoleiros que se possa imaginar.
Seu trajeto é cercado de floresta dos dois lados da pista e a qualquer momento se pode encontrar um morador selvagem como macacos, cotias, capivaras, jacarés e até mesmo as temidas onças.
HISTÓRIA DA BR 319
Na década de 60 houve a ideia de criar uma rodovia para interligar a cidade de Manaus ao restante do Brasil, beneficiando assim outras regiões do norte como Roraima e até mesmo da fronteira com a Guiana Inglesa (lethem) e Venezuela.
1970 Em meados dos anos de 1970, no governo do então presidente da época Ernesto Geisel, iniciou-se as obras daquela que deveria ser a rodovia que faria a ligação do extremo norte do País com as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
1976 Com sua inauguração no dia 27 de Março de 1976 todos os seus 885 km se encontravam devidamente asfaltados para serem transitados.
1980 A partir de 1980 o descaso começou a fazer parte de sua história, suas manutenções foram ficando cada vez mais escassas e com isso, as tais destruições, segundos moradores da beira do rodovia nos relataram, começaram a fazer parte de seu cotidiano.
Devido a não termos comprovações desses fatos, não afirmamos com nenhuma certeza absoluta as histórias relatadas.
1983 Em 1983 foi criada uma lei de segurança nacional que previa uma pena de reclusão para esse tipo de crime.
Porém, as manutenções nunca voltaram ao normal para que a rodovia voltasse a ser trafegável.
1988 Em 1988 a empresa que fazia a linha Porto Velho X Manaus, veio a suspender as sua operações na rodovia, tendo como consequência o fechamento da mesma.
Devido a esse fechamento, a rodovia foi sendo tomada pela floresta, fazendo com que os moradores tomassem rumos diferentes dos que haviam planejado.
1996 Em 1996 foi criado um projeto para a recuperação do rodovia, porém nunca saiu do papel e assim, foi se dando o apelido que até pouco tempo ela carregava em sua história como a Rodovia Fantasma da Amazônia.
2008 No ano de 2008 o exército retomou as atividades de manutenção na rodovia, asfaltando o trecho de Porto Velho a Humaitá e Manaus a cidade de Borba, deixando o trecho do meio.
2015 Em 2015 as empesas de ônibus retomaram as atividades na rodovia e trazendo de volta aqueles que tiveram que abandonar seus sonhos e renovando a esperança de dias melhores.
A partir daí, começaram as manutenções que vieram melhorando a cada ano, porém ainda não há uma previsão para ser o asfaltamento do famigerado e temido Trecho do Meio, pois são necessária diversas licenças ambientais que ainda não foram liberadas.
COMO É TRAFEGAR POR LÁ HOJE EM DIA.
Com a permanência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) as manutenções estão em dia e a cada inverno amazônico a situação tem se mostrado melhor.
Hoje em dia, trafegar pela BR-319 já se tornou algo mais comum, basta se preparar para ir na época certa para não sofrer com a lama e os temidos atoleiros que engolem tudo que veem pela frente.
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA TRAFEGAR PELA BR-319
Na região amazônica só existem praticamente duas estações, Inverno e Verão.
O inverno tem inicio aproximadamente em 20 de Novembro e termino em 20 de maio de cada ano, dentro dessa janela, existe o período onde as chuvas se tornam praticamente diárias e sem interrupções, formando assim os imensos atoleiros que impossibilitam o trafego até mesmo das maquinas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Esse período mais caótico consiste nos meses de Março, Abril e maio.
Os rios e os alagados transbordam e tudo é engolido por uma intensa lama que se parece com argila, deixando a estrada extremamente escorregadia; até ficar de pé se torna algo praticamente impossível.
Arriscar seguir adiante com a chuva se torna extremamente perigoso devido ao fato de escorregar e ser lançado sem dó para dentro de algum dos alagados que se encontram á margem da estrada.
No mês de Janeiro do ano de 2022, decidimos enfrentar essa janela em que os atoleiros aparecem e o trafego começa a se tornar impossível para os carros e constatamos que a rodovia se transforma. Chega parecer um monstro que estava adormecido e com as chuvas despertou com toda sua fúria.
Foram exatos dezesseis atoleiros enfrentados com a nossa KombiHome Cidoka, ficamos atolados em apenas um dos dezesseis, foram cinco dias de muita aventura e adrenalina.
Dormindo as margens da rodovia e experimentando algo que havíamos desejado a muito tempo.
Você pode conferir toda essa aventura no vídeo abaixo: