VER-O-PESO O MAIS TRADICIONAL MERCADO DE BELÉM DO PARÁ

Pensou em Belém, não tem como não vir a cabeça o mercado Ver-o-Peso.

O mercado considerado o mais antigo do país e que tem muitas histórias e sabores pra mostrar e experimentar.

HISTÓRIA DO VER-O-PESO

Podemos dizer que o Ver-o-Peso é o primo distante do Mercadão de São Paulo, que também é um dos mais conhecidos mercados históricos do país.

Da mesma forma que os fatos históricos ocorreram, os mercados fizeram parte da história, pois através deles, eram feitas negociações que moviam a economia local.

O Ver-o-Peso, também é conhecido como Mercado Municipal Bolonha do Peixe ou Mercado do Ferro e é um mercado publico que se localiza na parte portuária de Belém.

Além de tudo isso, é considerado o mercado mais antigo do país e uma da 7 Maravilhas do Brasil.

Ao visitar a cidade de Belém no mês de junho de 2023 constatamos que ele é Ponto Turístico, cultural e econômico da capital do Pará.

No local, além do mercado encontra-se o Mercado do Ferro, Praça do Pescador, Doca das Embarcações, Pedra dos Peixes e a feira livre que forma todo o complexo em torno do Mercado Ver-o-Peso.

O QUE CONHECER EM TORNO DO VER-O-PESO?

Vale visar, que a cidade de Belém é bem movimentada e o transito por lá é frenético.

Portanto, o conselho é deixar o carro em um estacionamento e rodar a pé ao entorno dos pontos históricos existentes por lá.

De certo que o estacionamento do próprio Ver-o-Peso é ideal, basta ter um pouco de paciência para que que consiga estacionar.

O valor é R$10,00 (cotação mês de Jun/2023) por hora, a dica é chegar bem cedo para não passar tanto calor e ficar horas aguardando a fila andar.

PONTOS A SEREM VISITADOS EM TORNO DO VER-O-PESO

  • DOCA DAS EMBARCAÇÕES: esse lugar é incrível é o antigo porto da cidade, construído no século XIX. Restaurada é hoje um complexo turístico e gastronômico de Belém, atrai diversos visitantes para curtir o belo por do sol nos fins de tarde. O local fica situado na Baia do Guajará.
  • MERCADO VER-O-PESO: O Mercado mais conhecido do estado do Pará é uma mistura de feira livre e mercado publico a céu aberto. É o local ideal para provar o legitimo Açaí paraense acompanhado de um peixe frito na hora. Além dos sabores típicos do Pará, também é possível encontrar produtos que só se encontra na Amazônia como as ervas e artesanato indígena.
  • MERCADO DE CARNE FRANCISCO BOLONHA: O mercado de carne fica coladinho com o Ver-o-Peso. Talvez ache estranho um mercado de carnes fazer parte da lista de pontos turísticos de Belém, mas o local tem um projeto arquitetônico com detalhes da art noveau incrível que é de encher os olhos. Afinal é uma construção do ano de 1867 e restaurado pelo arquiteto Francisco Bolonha em 1908. A escadaria que dá acesso ao ponto de observação é o charme do local.
  • FORTE DO PRESÉPIO: Também conhecido como o Forte do Castelo de Belém, é um ponto turístico que chama atenção e recebe muitos visitantes. Com localização privilegiada da cidade velha tem vista privilegiada para o Ver-o-Peso e a Baia do Guajará. Local erguido no ano de 1616, depois de séculos, sendo usado para fins militares. O forte foi restaurado e transformado em Museu em 2002. Segunda sua história, ele sempre será visto como primeira construção de Belém do Pará, pois foi ali que a cidade foi fundada. A entrada é de terça a domingo das 08h as 16h e custa R$ 5,00 por pessoa (cotação feita em Junh/2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *