Com inicio de Cabedelo no Estado da Paraíba até Lábrea no Amazonas dentro de uma Kombi Home. Foram dois 2 meses de muitos desafios, poeira e aventura por uma das maiores rodovias do Brasil. Confira!
BR 230 TRANSAMAZÔNIVA A TERCEIRA MAIOR RODOVIA DO BRASIL.
A rodovia BR-230 Transamazônica é uma das maiores rodovias do Brasil, ocupa o terceiro lugar no ranking juntamente com a BR-364 que começa no estado do Acre e vai até a cidade de Cordeirópolis no estado de São Paulo.
Conhecida como a Rodovia Federal Transversal do Brasil, foi criada no governo do então presidente da época Emílio Médici no tal governo militar.
Por apresentar uma enorme proporção de quilometragem, possui diversas partes inacabadas e até quilômetros de pura estrada de terra que dificultam a viagem dos motoristas.
Assim como a BR 319 A rodovia também apresenta outras dificuldades como as travessias em diversas balsas utilizadas para atravessar pequeno e grandes rios como o Rio Tapajós no município de Itaituba no estado do Pará.
Possuindo 4.260 quilômetros – podendo chegar a 5.662 quilômetros se forem contabilizados os trechos não construídos.
Foi planejada para integrar a região norte do Brasil com o restante do país, sua inauguração ocorreu em 27 de agosto de 1972.
Infelizmente sendo inaugurada inacabadamente e faltando vários trechos receberem asfalto e que se permanecem até os dias de hoje.
Segundo a história da rodovia, inicialmente a BR-230 foi projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento.
Deveria conectar as regiões norte e nordeste do país, incluindo nosso vizinhos de fronteira Peru e Equador.
TRABALHADORES DERAM SUAS VIDAS NA ABERTURA DA BR-230 TRANSAMAZÔNICA
Por se tratar de uma grande obra em plena Floresta Amazônica, ela exigiu centenas de trabalhadores que em busca de melhores salários foram abrir caminho para o progresso.
Na ocasião, os trabalhadores ficaram isolados e sem comunicação por meses.
Algumas informações eram obtidas em algumas visitas ocasionais e em algumas cidades próximas.
Não havia transporte terrestre para chegar até aos canteiros de obras e em sua grande maioria as idas e vindas eram através de pequenos aviões em pistas mal acabadas, pondo em risco a vida de trabalhadores e engenheiros que vinham inspecionar o andamento da obra.
Consequentemente devido as situações de isolamento e dificuldades de transporte, muitas vidas foram ceifadas pelas doenças que na época eram desconhecidas como a malária e também, pelos inúmeros animais peçonhentos existentes na floresta.
DICAS PARA ATRAVESSAR A BR 230 TRANSAMAZÔNICA.
Antes de mais nada, queremos te dizer que para fazer a travessia por essa gigante a mente deve está descansada e sem muita ansiedade.
Devido a longa distância que você irá percorrer a ansiedade não poderá fazer parte da sua bagagem mental.
Procure fazer tudo com muita calma, paciência e sem pressa.
Frequentemente nas partes de terra você irá se ver em momentos que a pressa será sua inimiga, devido as pontas de pedras, costelas e poeira que chega a tampar sua visão a ponto de não enxerga um palmo a sua frente.
Constantemente os insetos irão fazer parte da sua viagem, por isso é indispensável o uso de óleo de copaíba ou andiroba dentro do repelente para poder sobreviver a eles.
Deste modo, também ajudará a se afastar do mosquito da malária.
ATENÇÂO: Lembrando que a malária não possui vacina, apenas existe vacina para a febre amarela que é recomendável tomar.
O trecho mais longo e que não se deve esquecer de levar um galão extra de combustível é de Itaituba até a cidade de Jacareacanga, ultima cidade do estado do Pará dentro da Transamazônica.
Lembrando, que é importante que a cada cidade que passar não deixar de abastecer seu veículo.
E por ultimo e não menos importante, o melhor período para fazer a travessia de Cabedelo até Lábrea é entre os meses de Julho a Novembro, que são os meses de seca na região norte.
Já que por lá, só existem duas estações do ano Inverno e Verão Amazônico.
Com essas dicas, você está pronto para atravessar a Transamazônica tranquilamente.